O INSTITUTO DELTA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E GESTÃO HUMANA, ou, mormente, Instituto Delta de Educação é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada em 1984 visando a difusão da educação, desenvolvimento e capacitação das pessoas em muitos níveis da educação formal e profissional, atendimento social, esportivo, artístico e cultural a ações complementares à educação para crianças e jovens em situação de risco social, ações estas que desenvolve a partir do apoio da iniciativa privada e do governo municipal e estadual.  

Projetos realizados pela instituição 

De 1984 a 2001 atuou com educação formal – Ensino Fundamental. 

A partir de 2002 atua com ações de qualificação e formação profissional em diversos projetos com contratos/convênios com diversos parceiros entre eles citamos: 

De 1996 a 2004 executou junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul o PLANFOR/MTE com recursos oriundos do FAT- Fundo de Amparo ao Trabalhador.

De 2005 a 2011 executou junto ao Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, pela FUNTRAB, o PLANTEQ/MS (PNQ), com recursos oriundos do FAT- Fundo de Amparo ao Trabalhador. 

Ainda no exercício de 2004 executou o Projeto de Desenvolvimento Local Sustentável no Distrito de Piraputanga em parceria com a Coordenadoria de Economia Solidaria/FUNTRAB/MS, desenvolveu cursos de artesanato com motivo turístico para serem comercializados em feiras, visando à criação de fontes de geração de renda local e garantindo o sustento das famílias envolvidas no processo. 

De novembro de 2005 a fevereiro de 2006 executou junto o Consorcio Social da Juventude de Mato Grosso do Sul, ações do Programa Nacional de Estimulo ao Primeiro Emprego para jovens de 16 a 24 anos, neste período qualificou 75 jovens e inseriu no mercado de trabalho 20% destes. E de julho a dezembro de 2008 qualificou 455 jovens no município de Dourados ainda no Consorcio Social inserindo 30% destes no mundo do trabalho. 

Em 2006 realizou convênio com o MEC, para atuar e executar o Programa ESCOLA DE FÁBRICA (MEC/SETEC) no Estado de Mato Grosso do Sul, nos municípios: (Anastácio, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Porto Murtinho, Rio Verde de Mato Grosso e Sidrolândia), 20 cursos de qualificação profissional e trabalho de inserção no mercado de trabalho para 400 jovens de 16 a 24 anos. No ano de 2007, executou neste mesmo programa, 11 cursos em 09 municípios (Amambaí, Aquidauana, Aparecida do Taboado, Batayporã, Campo Grande, Coronel Sapucaia, Costa Rica, Itaquiraí e Maracajú). Já no ano de 2009 executou essas ações em convênio com o MEC em 03 municípios: Iguatemi, Coronel sapucaia e Camapuã. 

Ainda em 2006 iniciou o projeto de ações complementares para 250 crianças e adolescentes com recursos próprios, ações estas voltadas ao reforço escolar, oficinas culturais: dança de rua, ginástica artística teatro, circo, musica e artesanato, bem como oficinas esportivas. Este projeto é mantido até hoje com o apoio de vários parceiros como:Projeto Casa Brasil: atua como uma Unidade do Casa Brasil desde Março de 2007. É um projeto do Governo Federal/Ministério da Cultura; espaço comunitário de acesso gratuito com objetivo de funcionar como um Centro de Aperfeiçoamento Tecnológico; suas instalações são através de módulos: Telecentro, Laboratório de Meta Reciclagem, Sala de Leitura, Studio Multimídia, Auditório. Atende desde março de 2007, mensalmente, aproximadamente 1.500 pessoas em todos os seus módulos, os quais promove atividades como cursos e oficinas gratuitos para a comunidade. 

Parcerias com Universidades: Já manteve nos últimos 8 anos, parcerias com variadas Universidades para prestação de serviços à comunidade, tais como: psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, médicos, dentistas (na maioria, estagiários) e atualmente mantém, em 2013, parceria com a Universidade UNIDERP-ANHANGUERA, com atendimento semanal de psicólogos (estagiários) à comunidade. 

PROGRAMA 2º TEMPO - Convênio com a FUNDESPORTE (Fundação de Esporte do Estado do MS), cujo órgão responsável é o Ministério do Esporte. Este projeto, em parceria com nosso Projeto DOCA mantém um núcleo na Instituição, fornecendo todo 

o material esportivo educacional, uniforme para os alunos e 02 monitores para trabalhar todas as modalidades de esporte com essas crianças e adolescentes de 2ª a 6ª feira. Este ano, ainda funciona apenas com um núcleo no período matutino, porém para o próximo ano, já está prevista a implantação de um segundo núcleo para o vespertino. 

PROJETO MUSICALIZANDO: Convênio com o sr. Roberto Teixeira (músico instrumentista professor), criador deste projeto junto á Fundação de Cultura, o qual obteve as parcerias com vários empresários e implantou um núcleo para 15 alunos de 12 a 18 anos, os quais, após 2 anos de aulas, serão escolhidos para fazer parte de uma orquestra de Violões. 

PROJETO MESA BRASIL: Através do SESC, foi firmada uma parceria e 2 vezes por semana é fornecido alimentos perecíveis e não perecíveis para a alimentação dos alunos do Projeto DOCA e suas famílias. 

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL: Doação de 150 computadores usados em funcionamento para utilização da comunidade na Instituição

PROJETO BRASIL ALFABETIZADO: A Instituição cede uma sala e o Telecentro do Casa Brasil para a alfabetização de idosos.

POSTO DE SAÚDE VILA N.SRA.DAS GRAÇAS: parceria para palestras e ações preventivas à saúde física e mental. 

Atua como uma unidade do CASA BRASIL em Campo Grande desde outubro de 2006.Casa Brasil, um projeto do Governo Federal/Ministério da Cultura. É um espaço comunitário acesso gratuito que tem como objetivo funcionar como um Centro de Aperfeiçoamento Tecnológico, suas instalações são de: telecentro, sala de leitura, Studio multimídia, oficina de radio, laboratório de manutenção de micro computador. 

Em 2008 em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município de Japorã, desenvolveu vários cursos de qualificação profissional na Aldeia Porto Lindo nas áreas de Artesanato e Culinária Regional. 

De setembro de 2008 a setembro de 2009 executou em parceria com a FUNTRAB/MS,AGEPEN, Coordenadoria da Mulher/Construtora COCIL e Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades o Projeto Construindo Liberdade, que teve como objetivo qualificar para reintegrar os recuperando do regime semi aberto, aberto e livramento condicional à nossa sociedade, através de cursos de qualificação na área da construção civil, sendo 190 pedreiros, 82 eletricistas, 96 pintores e 41 carpinteiros. 

No exercício de 2009 em parceria com a Prefeitura de Jaraguari,através da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou palestras com temas sociais ao publico do Programa Bolsa Família, estas aconteceram de junho a dezembro totalizando 07 palestras. 

De outubro de 2009 a maio de 2010 executou o Programa Projovem Trabalhador em parceria com a FUNTRAB/MS, onde atendeu 10 municípios e 775 jovens nos Arcos Ocupacionais de Beleza e Estética,Comunicação e Marketing, Arte e Cultura, Educação,Joalheria, Esporte e Lazer. Destes inseriu 30% no mundo do Trabalho. 

Em 2009 realizou o Projeto “DO CAIPIRA AO DIGITAL”: projeto cultural de levantamento da música sertaneja do estado do Mato Grosso do Sul (com fundos do FNC/Ministério da Cultura), composto de variadas ações: teve início com a pesquisa de campo através da entrevista com artistas antigos e contemporâneos (vídeos realizados pelo Estudio Multimidia do TELECENTRO CASA BRASIL DELTA), criação de um website (www.musicasertanejadoms.org.br) com ferramentas que os artistas utilizam para postarem fotos, notícias, agenda e outros itens de seu interesse (também feito no Estúdio Multimidia), oficinas para os artistas terem aprendizado e contato com o website, bem como ainda a realização gratuita de clipes no Estudio Multimidia com os artistas sertanejos. Teve ainda o alcance social de levar a todas as pessoas (público) o trabalho dos artistas do estado do MS. Foi e é um caso inovador, pois foi a implantação de espaço cultural. Como produtos teve um livro contando toda a história da música sertaneja do Estado do MS, o site www.musicasertanejadoms.org.br, o DVD "DO CAIPIRA AO DIGITAL", realizado como apresentação artística dos principais artistas sulmatogrossenses da música sertaneja e ainda a realização de shows em municípios do interior do estado do MS para divulgação do projeto igualmente com a realização de work shop.

De novembro de 2010 a maio de 2011, executou junto à Prefeitura Municipal de Jardim, o Projovem Trabalhador para 220 jovens nos Arcos Ocupacionais: Gestão Publica e Terceiro Setor, Meio Ambiente, Saúde e Promoção e Qualidade de Vida, Telemática e Comercio. 

De outubro de 2010 a junho de 2011 executou o PLANSEQ- Setor do Comércio Varejista do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados, estabelecendo convênio diretamente com o Ministério do Trabalho e Emprego/Governo Federal, atendendo 400 metas nos cursos de Frentista, Lubrificador de veículos e Vendedor de Conveniência de Postos de Combustíveis, cumprindo inclusive com a meta de inserção de 30% .

Em 2011 em parceria com a Coordenadoria de Trabalho e Renda da FUNTRAB/MS SEBRAE/MS executou o Projeto "MERCADO DA GENTE”, onde foram desenvolvidas oficinas e Workshop de planejamento de Aceso ao mercado, gestão de negócios,para empreendedores econômicos produtivos nas áreas de produção de material orgânico, cerâmica, tecelagem e materiais utilitários. 

Em 2012 executou junto à Prefeitura de Rio Negro, através do CREAS/Secretaria de Assistência Social, onde desenvolveu cursos nas áreas de: Auxiliar Administrativo e Comercial, Pátina, Monitor de Esporte e Lazer e Cabeleireiro no “Projeto Somos Todos” Iguais qualificando 120 alunos. 

De Agosto de 2012 a Outubro de 2013, O INSTITUTO DELTA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E GESTÃO HUMANA realizou em parceria com a Prefeitura Municipal de Dourados, nos Programas Sociais mantidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social, as Oficinas de Capoeira/Maculelê, Teatro, Violão, Coral, Flauta e Informática para os públicos: Peti Indígena, Peti Dourados, LA E PSC – Centro de Atendimento as Medidas sócio educativas em Meio Aberto, Peti Vila Vargas, CRAS, Programa Projovem Dourados, CCI – Centro de Convivência do Idoso e Programa Projovem Indígena. 

Em 2013 foi contratada pela empresa ODEBRECHT para desenvolver o Projeto de Sustentabilidade Social no município de Costa Rica, em parceria com a Prefeitura local, quando desenvolveu 12 cursos na área do Turismo, Serviços, Comércio e Construção Civil de Junho a Setembro de 2013. 

Em 2013, no mês de Agosto, foi contratado pela Prefeitura de Chapadão do Sul-MS, para realizar o 1º Work Shop "ATUALIZAÇÃO DE EDUCADORES INFANTIS", no escopo de capacitar trabalhadores desta área, visando melhorar o desempenho de suas atividades, de forma a garantir as condições ideais de atendimento às crianças atendidas nos CEIs deste município, nas áreas cognitivas, afetivas e de saúde, fornecendo-lhes ainda a possibilidade de acesso à conhecimentos à habilidades básicas, específicas e gerenciais necessárias ao desempenho profissional. O evento teve a meta de qualificar 96 (noventa e seis) Trabalhadores (as) Educadores (as) Infantis que atuam diretamente com crianças de 03 (zero) a 03 (três) anos nos CEIs do Município de Chapadão do Sul, Estado de Mato Grosso do Sul.

Em 2014, o Instituto Delta .....

 

© 2014 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode